Neste mês de setembro completou um ano desde que o Estado liberou o funcionamento dos museus durante a pandemia. Mesmo assim, 48% deles ainda permanecem fechados ao público – o que aponta para a dificuldade do setor cultural em se reestruturar. O dado faz parte de um levantamento da Fundação Catarinense de Cultura, que fez um diagnóstico da situação dos museus catarinenses a esta altura da pandemia. Foram avaliados todos os mais de 200 museus catarinenses, públicos e privados.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Renilton Roberto da Silva Matos de Assis, gerente do Sistema Estadual de Museus, diz que a maioria empenhou esforços em demandas represadas, como inventário de acervo, ações de preservação, pesquisas e atualização das exposições. Mas, para alguns museus, a restrição de acesso que foi necessária em 2020 criou um ciclo preocupante porque representou a suspensão do único meio de financiamento, a bilheteria. Sem recursos, muitos espaços ainda não conseguiram se reestruturar para reabrir.
CPI da Covid cobra MP por distribuição de tratamento precoce em SC
O levantamento também apontou que uma parte das instituições tem dificuldades em se adaptar a novas linguagens e meios de comunicação, algo fundamental para enfrentar o período de pandemia, quando os museus tiveram que passar um longo período de portas fechadas. Menos de um terço dos museus do Estado está presente nas redes sociais, 17% não têm nem site, e 16% não usa nenhum canal de comunicação, o que dificulta ainda mais o acesso ao público.
Continua depois da publicidade
MPF arquiva investigações contra Bolsonaro por motociata em SC
Para quem estava com saudades, o Museu Victor Meirelles, na Capital, reabriu parcialmente ao público este mês. Outras duas reaberturas de importantes estão previstas para outubro: o MIS – Museu da Imagem e do Som e o MASC – Museu de Arte de Santa Catarina terão novas exposições, que estão em plena montagem.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia também
Teve reação à vacina da Covid-19? Saiba o que fazer
Entenda o conflito no Afeganistão com volta do Talibã ao poder em 10 perguntas e respostas
Variante Delta: veja a eficácia de cada uma das vacinas da Covid
Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC
As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac