Santa Catarina está em primeiro lugar no ranking do Covid-19 dos Estados, editado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O levantamento é feito semanalmente, e leva em conta nove parâmetros. Entre eles, o número de casos confirmados, a evolução dos pacientes, o índice de letalidade e a transparência na divulgação de dados.
Continua depois da publicidade
O CLP edita o ranking de competitividade dos estados, e usou metodologia semelhante para o ranking Covid-19.
Santa Catarina tem um índice de infecção de 1.213 casos para cada um milhão de habitantes, contra 3.120 na média nacional, e uma taxa de letalidade da Covid-19 de 1,59%. A média, no Brasil, é de 3,94%
Em entrevista ao site Broadcast Político, que divulgou os dados com exclusividade no fim de semana, o governador Carlos Moisés (PSL) disse que os resultados de SC se devem ao fato de o Estado ter sido um dos pioneiros na adoção de medidas preventivas, com isolamento social, e à ampliação da rede de atendimento hospitalar.
Em relação à transparência, o ranking leva em conta dados da Open Knowledge Brasil. Santa Catarina chegou ao 3º lugar no país em transparência de dados divulgados sobre a pandemia. Caiu para o 5º lugar na última semana, porque deixou de detalhar os bairros onde ocorrem os casos no Estado.
Continua depois da publicidade
O índice leva em conta as informações divulgadas pelos estados nos informativos oficiais, no site do governo. No início da pandemia no Brasil, SC estava entre os piores resultados do país – mas melhorou a colocação conforme tornou os dados mais transparentes. O principal upgrade para o Estado ocorreu após a disponibilização de dados abertos, importantes para pesquisadores avaliarem qualquer aspecto sobre a evolução da doença.
Em 5º lugar em transparência no Brasil, SC divide o pódio com o Paraná e a União. Os dados, no entanto, são anteriores à decisão do governo federal de alterar o modelo de divulgação de informações sobre a pandemia.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz