Uma lei aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores de Itapema coloca um basta na barulheira que tomou conta das praias junto com a moda das caixinhas de som portáteis. O texto proíbe caixas de som e alto-falantes de todos os tamanhos, em toda a orla da cidade. Quem descumprir a regra está sujeito a multa de até R$ 700, além de ter o equipamento apreendido.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Além das praias, a regra vale para os parques lineares e para as ruas que dão acesso à orla. A mesma lei proíbe a instalação e o uso de churrasqueiras na faixa de areia, sob as mesmas penalidades.
Alesc vai votar aposentadoria complementar para os próprios deputados
O projeto foi enviado pelo Executivo em regime de urgência, na última segunda-feira (4). O texto aprovado altera o Código de Posturas do município, o conjunto de normas de convivência no município.
Continua depois da publicidade
Na justificativa, a prefeita Nilza Simas (PSD) diz que a venda de equipamentos de som portáteis levou a um “excesso de ruído” nos espaços públicos, com uso abusivo do som. “A poluição sonora afeta a saúde, a tranquilidade e o sossego dos demais usuários de nossas praias e ambientes naturais”, afirma.
Amigos de SC mandaram dinheiro para manter Zé Trovão foragido no México
Com a aprovação pelos vereadores, a lei depende apenas de sanção da prefeita (autora do projeto) para que passe a valer – a expectativa é que isso ocorra nos próximos dias, e a lei esteja em vigor para o verão. Vitória dos banhistas que tinham saudade de ouvir o som do mar.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia também
Teve reação à vacina da Covid-19? Saiba o que fazer
Entenda o conflito no Afeganistão com volta do Talibã ao poder em 10 perguntas e respostas
Variante Delta: veja a eficácia de cada uma das vacinas da Covid
Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC
As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e CoronavacReceba as principais informações de Santa Catarina pelo Whatsapp
Continua depois da publicidade