O governador Jorginho Mello (PL) formalizou nesta quarta-feira (3) as mudanças no primeiro escalão, com nove substituições entre secretarias e órgãos governamentais. A posse será feita em gabinete na sexta-feira (5). As alterações incluem cinco novos secretários: na Comunicação, Administração, Defesa Civil, Segurança Pública e Casa Civil – a “espinha dorsal” no governo, que será comandada pelo advogado Filipe Mello. A informação foi publicada em primeira mão pela coluna aqui no NSC Total, e confirmam as informações antecipadas pelo jornalista Ânderson Silva em dezembro.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Filho de Jorginho, Filipe já foi secretário de Estado em três pastas no governo Colombo – Planejamento, Assuntos Internacionais e Turismo, Cultura e Esporte. Desde as eleições ele atuava nas articulações nos bastidores, papel que passará a exercer de forma oficial.

A confirmação do nome de Filipe Mello foi um dos pontos mais discutidos internamente pelo governo ao longo dos últimos meses. Não há impedimento legal para que o filho assuma um cargo de confiança no governo do pai – isso foi estabelecido pelo STF. No entanto, Jorginho resistia ao movimento por receio de desgaste. Foi convencido pelos poderes a fazer a substituição.

Outras mudanças ocorrerão na Secretaria de Segurança, que será assumida pelo deputado Sargento Lima (PL), na Secretaria de Comunicação, que passa a ser comandada por João Paulo Gomes Vieira, na Secretaria da Defesa Civil, que ficará sob o comando do coronel Fabiano de Souza, que comandava o Corpo de Bombeiros, e na Secretaria de Administração, que passa a ser comandada por Vânio Boing, que até então estava no Iprev.

Continua depois da publicidade

Veja todas as alterações:

Secretaria de Estado da Comunicação – João Paulo Gomes Vieira

Secretaria de Estado da Administração – Vânio Boing

Secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil – Coronel BM Fabiano de Souza

Secretaria de Estado da Segurança  Pública – Deputado Carlos Henrique de Lima

Secretaria de Estado da Casa Civil – Filipe Mello

CIASC – Centro de Informática e Inovação de Santa Catarina – Moisés Diersmann

SCPAR – SC Parcerias S/A – Renato Dias Marques de Lacerda

CBMSC – Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina- Coronel BM Fabiano Bastos das Neves

IPREV – Instituto de Previdência de Santa Catarina – Mauro Luiz de Oliveira