Um “conselho de notáveis” integrará o governo Jorginho Mello (PL), para orientar o governador na tomada de decisões. Entre os integrantes do grupo deverão estar ex-governadores e ex-conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Por enquanto o conselho está em fase embrionária, e os nomes ainda precisam ser definidos. A prioridade é a composição completa de governo, com a reforma administrativa e as nomeações para fundações e autarquias.

A ideia, no entanto, parte de um reconhecimento do próprio governador sobre a importância de usar a experiência de quem já vivenciou a história e aproveitar os conselhos para garantir mais eficiência nas decisões de políticas públicas.

Dagmara Spautz: “Lula começa o governo sem chance para errar”

Continua depois da publicidade

A proposta segue modelos usados em diferentes países para aconselhamentos presidenciais. É assim, por exemplo, nos EUA. No Brasil, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já falou em criar um conselho de notáveis com economistas de diferentes correntes de pensamento. A ideia do conselho de economistas foi sugerida por nomes como Guido Mantega.

Leia também:

Jorginho anuncia Jeferson Cardozo para Secretaria de Administração Penal de SC

Deputados estaduais, federais e senadores de SC tomam posse apenas em fevereiro

Jorginho toma posse em SC com renovação de promessas de campanha e saudação a Bolsonaro