O governador Jorginho Mello (PL) pretende publicar nesta quinta-feira (23) a Medida Provisória que institui a Reforma Administrativa, com a criação de novas pastas e recriação de outras que haviam sido extintas. A publicação coincidirá com a entrada do MDB e do Progressistas no governo, com a nomeação de Jerry Comper (MDB) na Secretaria de Infraestrutura, e Silvio Dreveck (PP) na Secretaria de Indústria e Comércio.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

A informação também foi trazida pela manhã pelo secretário da Casa Civil, Estener Soratto, em entrevista a Raphael Faraco na CBN Floripa. Segundo ele, a assinatura será feita de forma simbólica junto com a posse dos noves novos secretários, que está está marcada para amanhã, às 14h, no Teatro Pedro Ivo – e selará o novo momento do governo. Com partidos oficialmente alinhados e com a reforma em andamento, ficará instituída a “cara” do governo Jorginho.

Como a coluna adiantou no início da semana, o governador cogitou mandar a reforma à Alesc via projeto de lei, mas recuou diante da perspectiva de que a tramitação empurrasse a aprovação para maio, o que paralisaria o governo. Jorginho tem secretários já indicados, aguardando a reforma para nomeação – caso de Marcelo Fett, que vai assumir a Secretaria de Inovação.

Jorginho Mello fará Reforma Administrativa via Medida Provisória

Com a Medida Provisória publicada, a reforma passa a valer de imediato. O prazo é de 30 dias, prorrogáveis por mais 30. A Alesc terá esse período para analisar o texto e transformar a MP em lei.

Quais são as novas secretarias:

Continua depois da publicidade

Segurança Pública
Turismo
Prevenção e Defesa Civil
Planejamento
Portos, Aeroportos e Ferrovias
Desenvolvimento Econômico será dividida em 3: Meio Ambiente e Economia Verde
Inovação, Ciência e Tecnologia, Indústria e Comércio

Leia mais

A vida de luxo do “braço direito” do Escobar Brasileiro em Balneário Camboriú

Jorginho institui Escola Sem Partido em SC para atender deputada que “caçou” professores

Vereadoras ameaçadas em SC pedem proteção à Polícia Federal

Exclusivo: Prefeito de Lages, Ceron teria recebido mesada de R$ 50 mil de pivô da Operação Mensageiro