O governador Jorginho Mello (PL) pretende publicar nesta quinta-feira (23) a Medida Provisória que institui a Reforma Administrativa, com a criação de novas pastas e recriação de outras que haviam sido extintas. A publicação coincidirá com a entrada do MDB e do Progressistas no governo, com a nomeação de Jerry Comper (MDB) na Secretaria de Infraestrutura, e Silvio Dreveck (PP) na Secretaria de Indústria e Comércio.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
A informação também foi trazida pela manhã pelo secretário da Casa Civil, Estener Soratto, em entrevista a Raphael Faraco na CBN Floripa. Segundo ele, a assinatura será feita de forma simbólica junto com a posse dos noves novos secretários, que está está marcada para amanhã, às 14h, no Teatro Pedro Ivo – e selará o novo momento do governo. Com partidos oficialmente alinhados e com a reforma em andamento, ficará instituída a “cara” do governo Jorginho.
Como a coluna adiantou no início da semana, o governador cogitou mandar a reforma à Alesc via projeto de lei, mas recuou diante da perspectiva de que a tramitação empurrasse a aprovação para maio, o que paralisaria o governo. Jorginho tem secretários já indicados, aguardando a reforma para nomeação – caso de Marcelo Fett, que vai assumir a Secretaria de Inovação.
Jorginho Mello fará Reforma Administrativa via Medida Provisória
Com a Medida Provisória publicada, a reforma passa a valer de imediato. O prazo é de 30 dias, prorrogáveis por mais 30. A Alesc terá esse período para analisar o texto e transformar a MP em lei.
Quais são as novas secretarias:
Continua depois da publicidade
Segurança Pública
Turismo
Prevenção e Defesa Civil
Planejamento
Portos, Aeroportos e Ferrovias
Desenvolvimento Econômico será dividida em 3: Meio Ambiente e Economia Verde
Inovação, Ciência e Tecnologia, Indústria e Comércio
Leia mais
A vida de luxo do “braço direito” do Escobar Brasileiro em Balneário Camboriú
Jorginho institui Escola Sem Partido em SC para atender deputada que “caçou” professores