O governador Jorginho Mello (PL) não irá comparecer ao ato pela democracia marcado para este 8 de Janeiro, em Brasília, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Outros governadores da oposição, como Tarcísio Freitas (Republicanos), de São Paulo, Ratinho Junior (PSD), do Paraná, Ronaldo Caiado, de Goiás (União) e Ibaneis Rocha (MDB), do Distrito Federal, também declinaram do convite.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Oficialmente, a informação do Governo de Santa Catarina é de incompatibilidade de agenda – embora a posse dos novos secretários e a reunião de colegiado, marcadas para esta segunda-feira, tenham sido adiadas para a próxima quarta (10).
Nos bastidores, entretanto, há um cálculo eleitoral nessa decisão. Os governadores mais ligados ao bolsonarismo querem evitar desgaste político com a base em ano de eleições municipais.
A avaliação é de que o cenário é diferente do ano passado, quando o quebra-quebra nas sedes dos três poderes levou os governadores da oposição a participarem de um ato pela democracia ao lado de Lula. Jorginho também estava presente em 2023.
Continua depois da publicidade