O Governador Jorginho Mello (PL) considera a possibilidade de autorizar a concessão híbrida de rodovias em Santa Catarina, colocando estradas estaduais no mesmo “pacote” de leilão das rodovias federais.
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A proposta é colocar o projeto em prática somente após a execução do programa Estrada Boa, que prevê a manutenção de rodovias estaduais em Santa Catarina. O Governo do Estado pretende investir R$ 2 bilhões. Uma parte desse recurso – R$ 632 milhões – virá de um financiamento do BNDES, liberado no início de dezembro.
– Primeiro vamos cuidar da manutenção das nossas rodovias, até para que elas sejam mais interessantes para os investidores – avalia Jorginho.
O governador diz que a concessão das rodovias federais, por outro lado, é uma urgência para que SC deixe de depender de recursos de Brasília para obras fundamentais, como a futura duplicação da BR-282, por exemplo.
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Ao considerar a hipótese de incluir as rodovias estaduais no pacote – algo que o governador evitava “cravar” até então – o Governo do Estado atende ao apelo das entidades empresariais, que defendem o modelo como uma saída viável para melhorar a infraestrutura rodoviária em SC. As estradas estão entre os principis gargalos de mobilidade, como vem demonstrando o projeto Move SC, lançado em todasas plagtaformas pela NSC.
A proposta de concessão híbrida, que contempla rodovias federais e estaduais, está incluída no Plano Nacional de Outorgas Rodoviárias do Ministério dos Transportes, que prevê uma série de leilões para os próximos anos.
Em Santa Catarina, o projeto propõe as concessões conjuntas para 2025 ou 2026. A proposta segue o modelo do Paraná, onde os leilões híbridos de rodovias começaram este ano na Bolsa de Valores. Para Santa Catarina, a previsão é chegar a R$ 15 bilhões de investimentos.
Para que isso ocorra, o Estado precisa ceder a gestão das rodovias estaduais a serem pedagiadas ao governo federal.
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