A alta na demanda por imóveis de luxo, que vem desde 2019, tem incentivado construtoras de Santa Catarina a desbravarem novos mercados, dentro e fora do Estado. O objetivo é surfar uma onda que ganhou força com a pandemia, impulsionada pela procura por qualidade de vida e pela atratividade dos investimentos no setor.
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O desafio, para as empresas, é aproveitar a demanda para além do Litoral, onde estão concentrados os investimentos. Diante disso, cidades como Joinville, que detém o maior PIB de Santa Catarina e é uma das maiores economias da região Sul do país, têm se tornado a bola da vez.
Construtoras têm apostado no conceito de home clubs e construções voltadas para o público “triple A”, que tem o tíquete mais alto do mercado. São os imóveis reservados aos clientes “super-ricos”, que investem alto em conceitos como conforto e exclusividade.
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– É um mercado específico, nichado e que requer muito mais do que tecnologia construtiva. Os produtos únicos e diferenciais atraem mercado, mas sabemos que temos que estar atentos a todas as tendências e movimentações – diz Wagner Moacir da Silva, diretor comercial da construtora Daxo.
A incorporadora joinvilense lançou um dos mais recentes empreendimento desse nicho, com plantas de até 369 metros quadrados em um edifício de 27 pavimentos. O edifício Kaá – nome tupi-guarani que significa mata, floresta – terá mais de 1.500 m² de área de lazer com paisagismo, pomar, e altíssimo padrão.
A concepção do empreendimento leva as assinaturas da Metroquadrado, que executou o projeto de exteriores, da Casabá, que responde pelo interior, e pelo arquiteto e paisagista Marcelo Faisal, que assinará sua primeira obra em SC.
Wagner Moacir da Silva diz que o conceito é de que “o bem-estar é o verdadeiro luxo”. Mas a situação econômica favorável da cidade ajuda a fomentar o mercado. Dados da pesquisa realizada pela Brain Inteligência Estratégica para o Sindicato da Indústria da Construção Civil de Joinville apontam que a valorização dos apartamentos na cidade chegou a 21,4% no último ano.
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Paraná
A ideia de levar até os clientes em potencial os produtos de altíssimo padrão que viraram estrelas de mercado em Santa Catarina também incentiva construtoras como a Embraed, uma das mais tradicionais de Balneário Camboriú, que está entrando no Paraná. A escolhida foi Maringá, cidade que é destaque pela qualidade de vida – já foi eleita a melhor cidade do país para se viver.
A empresa lançou no fim do ano passado o Solaia Exclusive Residences, que terá apartamentos de até 579 metros quadrados e Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 280 milhões.
Um levantamento da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) aponta que o mercado imobiliário de luxo no Brasil registrou 32% de crescimento em 2021 e a expectativa é de 48% de alta no setor de luxo de experiência até 2023. Somente em Santa Catarina, o aumento pela procura de imóveis de luxo teve um aumento de 30% no ano passado, segundo o Secovi.
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