Imagens feitas por um leitor, e enviadas à coluna, mostram o desrespeito de condutores de jet skis às regras de segurança na região na Barra Sul, em Balneário Camboriú. As embarcações invadem a área ocupada por banhistas, onde a navegação é proibida e pode causar acidentes.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

De acordo com as normas da Marinha, as embarcações só podem trafegar a uma distância de mais de 200 metros da faixa de areia. A exceção está nos chamados corredores de aproximação, que demarcam o caminho dos jet skis mar adentro.

Foto aérea do alargamento da praia em Balneário Camboriú causa polêmica

Prédio balança em Balneário Camboriú com vento e causa “ondas” em triplex de R$ 17 milhões

Continua depois da publicidade

As fotos são do último fim de semana, em meio ao feriadão, e foram feitas em uma área onde costumava haver boias de demarcação nas proximidades – mas elas desapareceram desde o início das obras de alargamento da faixa de areia. Com isso, a confusão entre embarcações e banhistas intensificou. O autor das imagens diz que os jet skis passam muito perto de pessoas que estão nadando e de crianças brincando na água. Há elevado risco de acidentes em situações como essas.

Itapema ultrapassa Florianópolis no preço do metro quadrado dos imóveis

Itapema terá arranha-céu de 61 andares

Criança próxima a jet ski em Balneário Camboriú
Criança próxima a jet ski em Balneário Camboriú (Foto: Leitor, Reprodução)

Fiscalização

O autor do registro diz que tentou fazer um chamado junto à Polícia Militar, mas foi direcionado aos Bombeiros – que o recomendaram ligar, novamente, para a PM. A fiscalização das irregularidades cabe à Marinha, mas a fiscalização desse tipo de irregularidade é prejudicada pela dificuldade de interceptar os condutores no momento em que estão fazendo a manobra ilegal. Com isso, a maioria consegue fugir da autuação.

Venda de imóveis de luxo dispara em SC durante a pandemia

As irregularidades envolvendo pequenas embarcações não têm ocorrido somente na área de banhistas. Embora a navegação esteja proibida na área onde ocorrem as obras de alargamento da Praia Central, é comum que condutores de jet ski se arrisquem no local. Só no fim de semana, duas ocorrências foram relatadas pela fiscalização da obra e relatadas à Capitania dos Portos.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Continua depois da publicidade

Leia também

Teve reação à vacina da Covid-19? Saiba o que fazer

Entenda o conflito no Afeganistão com volta do Talibã ao poder em 10 perguntas e respostas​​​​

Variante Delta: veja a eficácia de cada uma das vacinas da Covid​​

Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC

As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac

Nevascas históricas em Santa Catarina; veja fotos e quando aconteceram