O domingo de sol levou muitos banhistas às praias de Santa Catarina. E as cenas de imprudência dos condutores de jet ski se repetiram – desta vez na Praia Brava, em Itajaí.

Continua depois da publicidade

Um condutor foi fotografado em meio à arrebentação, muito próximo à faixa de areia. As normas de navegação determinam que os jet skis permaneçam a no mínimo 200 metros de distância da área de banhistas.

A única exceção é para área de aproximação, onde as motos aquáticas entram ou saem da água – desde que devidamente demarcadas. Não há tal demarcação na Praia Brava.

Durante o verão, esse tipo de ocorrência foi o que mais gerou autuações por parte da Marinha na região de Itajaí. Em março, um banhista chegou a ser atropelado por um jet ski na Praia Central de Balneário Camboriú, e precisou ser socorrido. O condutor fugiu do local e não foi identificado.

Continua depois da publicidade

Em 2012, a repercussão da morte de uma menina de três anos em Bertioga, Litoral de São Paulo, atingida por um jet ski quando brincava na areia, levou uma mobilização nacional pelo respeito às regras de navegação.