A gigante brasileira JBS negocia, por meio da subsidiária Seara, cotas da empresa Mada Araújo Asset Management Ltda para operar o Porto de Itajaí, em Santa Catarina, em parceria com um armador internacional. A negociação, que ocorre de forma sigilosa há cerca de dois meses, é acompanhada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
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As informações ainda são extraoficiais. Nem a JBS, nem a Seara, nem a Mada Araújo confirmaram ou se manifestaram até o momento sobre as tratativas. A negociação para a possível transferência de contrato envolve valores ainda não divulgados.
A coluna apurou que a Mada Araújo enviou à Antaq, há algumas semanas, uma consulta sobre a transferência de cotas. A empresa, que assumiu o porto no início do ano em um contrato de concessão temporária, ainda não conseguiu reativar as operações.
O deputado federal Carlos Chiodini (MDB), que esteve com o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, disse à coluna nesta terça-feira (7) que a tratativa é de conhecimento do Ministério e que o ministro pretende vir a Itajaí se o acordo for de fato consolidado.
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O negócio é visto no governo como uma solução para o impasse de Itajaí, que está há um ano e meio sem receber contêineres. Desde que acabou o contrato de arrendamento com a APM Terminals, em dezembro de 2022, o porto não tem mais linhas regulares de navios.
Os rumores da possível entrada da JBS na operação do Porto de Itajaí vêm causando grande expectativa na cadeia portuária. É uma das maiores empresas de alimentos do mundo e sua subsidiária, a Seara, já opera em Itajaí no terminal portuário Braskarne.
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A reativação do Porto de Itajaí ainda demanda investimentos em equipamentos e a conclusão do processo de alfandegamento. A expectativa é que, se a negociação se confirmar, o terminal volte a receber navios entre julho e agosto deste ano.