A JBS/Seara, que assumiu o contrato de arrendamento provisório do Porto de Itajaí, investiu US$ 30 milhões na readequação – o que equivale a mais de R$ 167 milhões. A empresa não se manifesta sobre a reabertura, mas a coluna apurou que a área de operação de contêineres está pronta para o retorno dos navios, o que deve ocorrer com a liberação do alfandegamento.

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A expectativa é que os navios voltem a atracar nos berços 1 e 2 do Porto de Itajaí, administrados pela JBS/Seara, até o fim do mês. A empresa negociou cinco linhas, que podem chegar a seis, dependendo do espaço disponível para operação.

Os serviços ligarão o Porto de Itajaí com Ásia, Europa, Oriente Médio e Mediterrâneo. Entre os armadores que serão anunciados pela JBS/Seara estão a suíça MSC, a alemã Hapag Lloyd e a árabe Sealead, de Dubai – uma das “novatas” no mercado que vem registrando índices de crescimento acima da média, e já está entre as 20 maores do mundo no setor.

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A ligação com Itajaí já consta no site do armador, como um dos destinos oferecidos para o transporte marítimo de cargas.

Nos bastidores, a coluna apurou que a retomada do Porto de Itajaí será gradativa. A primeira linha deve estrear em setembro. Em outubro, outros dois serviços serão integrados. Até novembro, todos estarão em operação.

Entenda o impasse que fechou o Porto de Itajaí para contêineres: