O presidente argentino, Javier Milei, tem viagem marcada para Balneário Camboriú neste fim de semana, onde encontrará com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A informação foi publicada pelo jornal argentino La Nación. O porta-voz do governo argentino, Manuel Adorni, confirmou que a vinda de Milei a SC é “provável”.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

O convite ao presidente argentino foi feito pelo governador Jorginho Mello (PL), e intermediado pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro. Milei deve participar ao lado de Bolsonaro da versão brasileira do congresso CPAC, um encontro de extrema-direita que ocorre desde os anos 1970 nos Estados Unidos. Um dos organizadores, no Brasil, é Eduardo Bolsonaro.

Lula pode cruzar com Bolsonaro em SC e colocar Jorginho em saia-justa

A coluna já havia adiantado a possibilidade de Milei vir a Balneário para o congresso em abril. Segundo a imprensa argentina, a confirmação da viagem a Santa Catarina veio junto com a informação de que Javier Milei não estará presente na 60ª Cúpula do Mercosul no Paraguai, marcada para segunda-feira (8).

Continua depois da publicidade

A cúpula terá a presença do presidente Lula (PT). Um dos assuntos pendentes entre Lula e Milei é a situação dos brasileiros condenados pelos atos de 8 de janeiro que estão foragidos no país vizinho.

ANP terá que dizer quanto Paraná e São Paulo devem a SC por exploração de petróleo

O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (PL), compartilhou nesta segunda a informação de que Milei estará na cidade. A tendência é que o governo argentino envie uma delegação para preparar o deslocamento do presidente.