A repercussão de um jantar de fim de ano do bilionário catarinense Lucino Hang com juízes e desembargadores – entre eles, magistrados que julgaram ou julgarão ações que envolvem o empresário – causou desconforto no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Internamente, a leitura foi de que houve uma “ingenuidade” dos participantes sobre as consequências do encontro.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Esta impressão, no entanto, rondou apenas as conversas de gabinete. Ao que consta, não houve uma reprimenda institucional.
O jantar foi oferecido no antigo casarão da família Renaux, em Brusque, que foi recentemente restaurado por Hang. Na foto, que circulou nas redes sociais e ganhou repercussão nacional, aparecem à mesa, entre os convidados, os desembargadores Haidée Denise Grin, Saul Steil e Jairo Fernandes Gonçalves – os três escalados em ações que envolvem Hang.
A imagem foi publicada inicialmente pelo site DCM, e depois repercutida por veículos como Folha de S. Paulo, Estadão e Isto É.
Continua depois da publicidade
Cinco curiosidades sobre Luciano Hang:
Liminar suspende federalização do Porto de Itajaí
Em nota oficial, o TJSC afirma que “não se manifesta sobre a participação de magistrados em eventos fora do âmbito institucional” – “O princípio da independência funcional garante aos magistrados a autonomia e a imparcialidade necessárias ao exercício de suas funções, em conformidade com a Constituição Federal e a legislação vigente. Por fim, o TJSC reafirma seu compromisso com a transparência, a integridade e a imparcialidade na condução dos processos judiciais, valores essenciais para a sociedade” – informou.
Há, no entanto, uma expectativa de que possam recair sobre o Tribunal futuras demandas sobre suspeição de magistrados. A suspeição pode ser declarada num processo pelo próprio juiz ou desembargador, sem necessidade de justificativa, ou pode ser requisitada por uma das partes. Caso o pedido seja negado, cabe então decisão ao TJSC.
Internamente, a informação é de que situações como essa serão avaliadas de forma técnica, e caso a caso.
Continua depois da publicidade