A prefeitura de Itajaí informou no fim da tarde desta sexta-feira (18) que vai redistribuir aos postos de saúde os 199 mil comprimidos de ivermectina que haviam sido recolhidos por determinação da Anvisa. Os medicamentos integram lotes que foram produzidos em área não autorizada pela agência.

Continua depois da publicidade

> Anvisa manda recolher ivermectina em Itajaí; remédio seria usado contra Covid-19

A Secretaria da Saúde identificou, após questionamento da coluna, que uma nova resolução da agência regulamentou a área de fabricação e autorizou o uso dos medicamentos. Em nota, a prefeitura informou que não há irregularidade com a formulação dos comprimidos.

Veja a nota oficial:

A Secretaria de Saúde de Itajaí informa também que a ivermectina faz parte da Relação Municipal de Medicamentos e deve ficar à disposição da população nas unidades de saúde”.”O Município de Itajaí esclarece que os lotes de comprimidos de ivermectina adquiridos pela Secretaria Municipal de Saúde, com fabricação da empresa Vitamedic, estão liberados para utilização da população, conforme resolução 1723/2021 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A Secretaria chegou a recolher 199.540 comprimidos que estavam nas unidades de saúde do município para devolução à empresa, porém, após tomar conhecimento da nova resolução da agência nacional, irá redistribuí-los aos postos a partir da próxima semana.

O Município esclarece ainda que a determinação inicial da Anvisa era uma medida preventiva, válida em todo país, em função dos medicamentos terem sido produzidos em uma área fabril não autorizada. Ressaltamos que a determinação não afeta os lotes adquiridos por Itajaí e que não há irregularidades na formulação da medicação e em seus resultados.

Continua depois da publicidade

Universidade de Oxford não confirmou eficácia da Ivermectina

Leia também

Bolsonaro sabia de ineficácia da cloroquina contra Covid-19 desde agosto

Itajaí gastou mais de R$ 4,5 milhões em tratamentos para Covid-19 sem eficácia comprovada

Natalia Pasternak: coquetel de medicamentos com ivermectina é baseado em medicina fantasiosa

Médico de SC é convocado por engano pela CPI da Covid no lugar de “cloroquiner”