A prefeita de Itapema, Nilza Simas (PSD), sancionou a lei que prevê a inclusão de vagas de estacionamento de uso público em prédios residenciais. O projeto, apresentado pelos vereadores Fabrício Lazzari e Yagan Dadam, foi aprovado na semana passada em segunda votação pela Câmara de Vereadores.

Continua depois da publicidade

Sancionada, a lei agora foi encaminhada para publicação. O próximo passo é a regulamentação, que define as regras pra instalação das vagas. A regulamentação será feita por decreto, que ainda não tem data para ser publicado.

A lei autoriza a prefeitura a conceder benefícios fiscais às construtoras que incluírem vagas de estacionamento e uso público em seus projetos. Está incluída isenção de IPTU da área do estacionamento por cinco anos, e desconto de 50% depois desse período.

O estacionamento também fica isento de pagar ISS, que é o imposto sobre serviços, e taxa municipal de licença para execução de obras. A ideia é aumentar a oferta de vagas de estacionamento nas ruas de Itapema, que assim como a maioria das cidades do Litoral de SC, tem problemas por falta de espaço.

O projeto é inspirado na lei que determinou a criação de vagas de estacionamento de uso público nos edifícios em Balneário Camboriú. Sem regulamentação, mais de 900 vagas que deveriam ter sido disponibilizadas ao público permanecem fechadas.

Continua depois da publicidade

O prefeito Fabrício Oliveira publicou um decreto regulamentando a lei neste mês. Os edifícios têm 120 dias para se adequarem às regras.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz