O ranking FipeZap, divulgado em abril, traz pela primeira vez Balneário Camboriú no topo da lista entre as cidades com o metro quadrado mais caro do país, com a valorização de 24,9% em 12 meses. Mas o recorde de maior aumento no preço do metro quadrado no período é de outra cidade catarinense, segundo o levantamento. Trata-se de Itapema, que ostenta o impressionante índice de 25,71% de valorização média em um ano – quatro vezes mais do que a média entre as cidades avaliadas.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

O índice FipeZap compara dados de 50 municípios brasileiros, incluindo todas as capitais brasileiras e outras cidades onde o mercado imobiliário é aquecido. Itapema vem figurando no topo da lista desde antes da pandemia – reflexo do boom que a cidade tem vivido no setor da construção civil.

Nos últimos anos, Itapema se beneficiou da escassez de terrenos em Balneário Camboriú, que levou as construtoras a procurarem expansão nas cidades próximas e criou um novo nicho. Com o mercado aquecido – e a demanda em alta – os preços subiram.

Balneário Camboriú é a cidade com metro quadrado mais caro do país após superar São Paulo

Continua depois da publicidade

Renato Monteiro, diretor da Sort Investimentos, que atua no mercado imobiliário de Santa Catarina, diz que a alta valorização é consequência da especialização da construção civil em imóveis de luxo, tanto em Itapema quanto em Balneário Camboriú.

Os apartamentos milionários se tornaram um ativo muito procurado pelos investidores no momento em que aumentou a atratividade dos investimentos imobiliários– consequência de fatores como pandemia e crise, que reduzem a rentabilidade dos investimentos convencionais.

SC vai passar RJ e se tornar o terceiro estado mais rico do Brasil com PIB per capita

– Quanto maior a instabilidade, mais o investidor procura o imóvel. Ele vai em busca de liquidez, e os locais que concentram mais liquidez nesse mercado são Balneário Camboriú e Itapema – avalia o especialista.

Segundo Monteiro, outro fator que propiciou a valorização acima da média é o bom momento para o agronegócio brasileiro. Muitos dos investidores no mercado local vêm do setor.

Continua depois da publicidade

A prefeitura de Itapema se prepara para executar obras de alargamento da faixa de areia, a exemplo de Balneário Camboriú. Na cidade vizinha, o engordamento da praia foi um fator determinante para o aumento na media de preço dos imóveis – o que indica que Itapema também deverá sentir o reflexo no valor do metro quadrado.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia mais​​​

Hang fica US$ 2 bilhões mais rico e volta ao topo da lista da Forbes no Brasil​​

Feito em SC, iate de R$ 50 milhões igual ao do CR7 tem fila de espera de 15 meses​​​

​Decreto de Moisés autoriza distribuição de absorventes nas escolas públicas de SC​

Novos caças Gripen milionários da FAB são rebocados pelas ruas de Navegantes