A correspondência consular italiana de Chapecó está na lista de 27 escritórios consulares honorários fechados pelo governo da Itália. O decreto, assinado pela vice-diretora Geral de Recursos e Inovação do Ministério das Relações Exteriores, Patrizia Falcinelli, já foi publicado em Diário Oficial.

Continua depois da publicidade

A lista inclui escritórios na Finlândia, Lituânia, Reino Unido, Romênia, Suíça, Líbano, Estados Unidos, Costa do Marfim, Cuba, Japão México, Somália, Lesoto e Comores.

No Brasil, além de Chapecó, a Itália também fechou escritórios em Aracaju (SE), Nova Friburgo (RJ), Araraquara (SP), Franca (SP) e Limeira (SP).

O motivo para a decisão não é explicado no decreto. Os consulados honorários prestam serviços de assistência, emergencial ou não. No caso da Itália, as unidades prestam informações aos cidadãos italianos no Brasil e têm papel de representação.

Participe do meu canal do Telegram e receba o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​

Continua depois da publicidade