O Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, relatou nesta quinta-feira (12) um possível caso de reinfecção pelo novo coronavírus. O caso foi encaminhado à Vigilância Epidemiológica Municipal para análise. Há pelo menos outros seis casos semelhantes em avaliação no Estado.

Continua depois da publicidade

> Secretário de Saúde de SC diz que piora na pandemia de Covid ‘não é surpresa’ e descarta novas restrições

A Diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC) não divulgou informações sobre os locais de origem dos pacientes com suspeita de reinfecção em Santa Catarina. Pelo menos um caso seria de Camboriú, como divulgou reportagem da NSC TV.

> SC tem 3 regiões com risco gravíssimo para coronavírus e 12 em situação grave

A Organização Mundial da Saúde (OMS) monitora essas situações, ao redor do mundo, para tentar estabelecer um padrão. É preciso descobrir, por exemplo, qual é o tempo mínimo entre uma infecção e outra.

Continua depois da publicidade

Fábio Gaudenzi médico infectologista da Dive-SC, explica que, para estabelecer se há de fato uma reinfecção, o caso precisa ser acompanhado e avaliado cuidadosamente, para que fique comprovado que houve uma contaminação incial, depois a cura, e uma nova contaminação pela doença.

No caso de Itajaí, a paciente é uma mulher. Ela teve o primeiro teste positivo em 17 de junho, depois de ter procurado o hospital com perda de paladar, dor no corpo, febre e dor de cabeça.

Nesta quarta-feira (11), a mesma paciente retornou ao hospital com sintomas gripais. O protocolo prevê que seja feito o teste de Covid-19, e o resultado foi novamente positivo.

As amostras serão enviadas ao Lacen para que seja confirmada a reinfecção. Por enquanto, o caso ainda não consta entre os investigados pelo Estado.

Continua depois da publicidade

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​