Itajaí recebeu neste sábado mais de 2,5 mil passageiros do transatlântico MSC Orchestra, que faz cruzeiros pela América do Sul. A escala, que não estava prevista, é um ensaio para a reestreia de Itajaí no concorrido mercado dos grandes navios der turismo. A cidade terá embarque e desembarque de passageiros a partir da próxima temporada.
Continua depois da publicidade
A chegada do transatlântico surpreendeu quem está acostumado ao vaivém dos navios comerciais, bem menos exuberantes. A Secretaria de Turismo preparou o receptivo às pressas, com música e atrações culturais. O dia de sol estimulou muitos passageiros a descer para conhecer a cidade e a região.
Os visitantes estiveram nas praias, no centro histórico e foram às compras. A embarcação deixou Itajaí no fim da tarde.
A escala ocorreu para que a Marinha avaliasse as condições da embarcação, que colidiu com outro navio de cruzeiro quando deixava o porto de Buenos Aires, na Argentina. Depois da avaliação, o navio foi autorizado a seguir viagem.
Continua depois da publicidade
Embora não planejada, a escala marcou a estreia de um navio da MSC em Itajaí. A companhia, que não havia feito escalas na cidade até então, será a operadora do cruzeiro que terá embarques em Itajaí.
A empresa se manifestou em nota sobre o incidente que envolveu o navio. Confira:
"No dia 20 de fevereiro de 2019, às 22h11, horário local, o navio MSC Orchestra estava saindo do porto de Buenos Aires, na Argentina. Devido a razões que ainda estamos investigando, o navio desviou-se de seu curso enquanto manobrava para sair do porto e levemente tocou na parte dianteira do navio MSC Poesia, que estava atracado ao lado.
Embora alguns passageiros possam ter percebido o ocorrido, não houve nenhum risco para os hóspedes ou para a tripulação a bordo, e não houve impacto para o meio ambiente.
Como resultado deste contato entre os navios e por razões operacionais, ajustamos o itinerário do MSC Orchestra. Ontem, o navio fez uma escala em Punta del Este, no Uruguai. Enquanto os hóspedes tiveram a oportunidade de visitar a cidade e desfrutar de algum tempo livre em terra, o navio recebeu algumas manutenções técnicas e pequenos reparos. Além disso, a escala em Búzios, no Rio de Janeiro, foi substituída por uma escala em Itajaí, em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Este ocorrido não afetará o itinerário do MSC Poesia, e o navio deixou o Porto de Buenos Aires ontem por volta das 17h, conforme o cronograma original.
A MSC Cruzeiros enfatiza que o MSC Orchestra e o MSC Poesia são totalmente confiáveis e seguros para navegar. A segurança dos nossos hóspedes e membros da tripulação será sempre a nossa prioridade número um".
