A prefeitura de Itajaí anunciou o cancelamento da 11ª Festa da Tainha, que estava marcada para 29 de junho e fazia parte da programação de aniversário da cidade. O comunicado afirma que a decisão é em solidariedade aos profissionais da pesca industrial, que teve a safra suspensa por decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). Itajaí tem o maior polo pesqueiro do país, e a maior frota industrial de cerco – tipo de embarcação usada na captura industrial.
Continua depois da publicidade
A nota afirma que “a administração municipal reconhece a importância da safra da tainha para inúmeras famílias de Itajaí, que possui o maior polo pesqueiro do Brasil, e, inclusive, esteve com representantes em Brasília participando de tratativas para tentar reverter a decisão judicial que impossibilita hoje a captura da espécie”.
Além de reconhecer o problema para um importante setor da economia da cidade, há outro impedimento para a realização da Festa da Tainha: a falta do peixe. Sem a captura industrial, a oferta de tainhas é reduzida. A festa, tradicionalmente, oferecia tainhas gratuitamente.
A prefeitura informou que avalia a possibilidade de oferecer auxílio aos pescadores e suas famílias durante este período.
Continua depois da publicidade