O resultado da segunda pesquisa Ipec contratada pela NSC, que mostra o crescimento de 4% de Jorginho Mello (PL) e o empate com o governador Carlos Moisés (Republicanos), que caiu três pontos em relação ao primeiro levantamento, feito em agosto, indica que as eleições de Santa Catarina estarão ligadas umbilicalmente à disputa presidencial.

Continua depois da publicidade

Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total

​Receba notícias do DC via Telegram

Jorginho, embora tenha subido, ainda não despontou tanto quanto espera – a campanha do senador tem falado em vencer no primeiro turno, só que ele divide votos com outros candidatos na raia bolsonarista e há eleitores ainda indecisos. Mas, a esta altura, já é possível apostar que ele garante vaga no segundo turno nas eleições estaduais.

Nacionalmente, se o embate entre Lula (PT) e Bolsonaro (PL) encerrar no primeiro turno, o candidato que disputar em SC com Jorginho no segundo turno terá mais chances de dividir o eleitorado, que continua sendo majoritariamente bolsonarista no Estado.

Continua depois da publicidade

Em caso de segundo turno nas eleições presidenciais, no entanto, o cenário é outro. O PL aposta que SC poderá repetir o mesmo fenômeno de 2018, quando o eleitor duplicou o voto para presidente e governador – 17 em Bolsonaro, 17 em Moisés – o que proporcionou uma votação recorde e histórica a um governador até então desconhecido.

Nos bastidores, Jorginho tem dito que vai vencer a eleição “no número”. De fato, levar o número do presidente para a urna, com Bolsonaro também disputando o segundo turno, será uma conjunção de fatores única e extremamente vantajosa para o PL em Santa Catarina.

A campanha de Moisés, que conhece muito bem o “efeito onda” do voto duplicado, já acendeu o alerta para a possibilidade de que ele volte a ocorrer. Por isso, embora ninguém admita isso abertamente, há uma torcida velada para que as eleições presidenciais se resolvam no primeiro turno. No mínimo, um entendimento de que seria o cenário mais favorável ao governador.

A esta altura, o cenário das eleições estaduais em SC está atrelado ao desempenho que Bolsonaro terá nas urnas no dia 2 de outubro, em todos os estados do país.

Continua depois da publicidade

Saiba tudo sobre as Eleições 2022 no vídeo