O Porto de Navegantes (Portonave) iniciou uma ampliação para aumentar da capacidade de contêineres de carga congelada, os contêineres reefer, que mantém os produtos em temperatura adequada. O investimento é de R$ 58 milhões, e prevê a instalação de 1,2 mil novas tomadas até o mês de agosto de 2023. Ao todo, o Terminal contará com mais de 3 mil tomadas ativas em operação.

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Esse tipo de contêiner precisa ser abastecido com energia elétrica, como em uma grande geladeira. Por isso, os portos, locais de armazenagem e os navios que fazem esse transporte precisam ser adaptados.

A ampliação do espaço da Portonave para os contêineres reefer atende ao aumento de demanda. Hoje, 37% da carga exportada pelo terminal chega ao terminal em contêineres resfriados. Em 2022, essa movimentação fechou em 129.361 TEUs (unidade equivalente a contêiner de 20 pés). Além de aves e suínos, que são o principal produto de exportação de SC, também utilizam esse sistema cargas de maçãs, batata congelada, anéis de cebola e vegetais congelados que são enviados ao exterior.

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Dados do Datamar indicam que, de janeiro a outubro de 2022, Santa Catarina foi responsável por 30% dos reefers no Brasil, tanto na importação quanto na exportação. Só a Portonave foi responsável por 15% dessa carga a nível nacional, também em ambos os fluxos.

Entre as exportações nesse tipo de contêiner, o principal destino é a Ásia. As importações das cargas reefer vêm, em sua maioria, da Europa.

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Para atender a esse tipo específico de cargas, o porto criou recentemente um novo departamento para atender estrategicamente cargas refrigeradas. O porto já tem um centro logístico especializado, o Iceport – uma câmara totalmente automatizada com capacidade estática de armazenagem de 16 mil posições pallets e uma antecâmara com 13 docas para recebimento e expedição de mercadorias.

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