As reclamações quanto à conta de luz têm aumentado nas unidades do Procon na região. Em Itajaí foram abertas pelo menos 15 investigações preliminares, para apurar o aumento repentino do custo da energia elétrica. Até agora, a conclusão foi de que não há erro: houve aumento no consumo, e falta de compreensão do consumidor sobre a maneira como é cobrada a luz.

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Raphael Fonseca, diretor do Procon em Itajaí, diz que, com exceção de casos pontuais em que houve erro de leitura, o problema está no custo da energia elétrica.

— Abrimos cartas de investigação preliminar e a Celesc mostrou que houve aumento de kW/h. A conta vem escalonada, quanto mais gasta mais caro fica — explica.

Crianças em férias, maior consumo de chuveiro e ar condicionado estão entre as explicações para as contas mais altas do que o habitual.

— O consumidor que se sentir lesado deve procurar o Procon. Mas as pessoas também devem se ater ao aumento no consumo, olhar o relógio de luz e conferir se a leitura está correta — recomenda Fonseca.

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