A Polícia Civil e o Instituto Geral de Perícias (IGP) vão se debruçar sobre e-mails, mensagens trocadas pelas redes sociais e contatos do responsável pelo ataque a uma creche em Saudades, no Oeste do Estado. A análise dos dados eletrônicos é fundamental para levantar detalhes sobre a motivação e o planejamento do crime. O ataque deixou cinco mortos na terça-feira – entre eles, três bebês.

Continua depois da publicidade

> Ruas vazias e desolação: após ataque a creche, cidade no Oeste de SC vive tempos de luto

Nesta quarta-feira (5), o Ministério Público pediu à Justiça a quebra de sigilo do computador, de um pendrive e do vídeo game recolhidos na casa do agressor, um jovem de 18 anos. O promotor Douglas Dellazari solicitou acesso imediato da investigação ao conteúdo armazenado. A solicitação já foi atendida.

> Um dia após ataque a creche em SC, polícia ainda tenta entender as motivações do crime

A análise dessas informações indicará, por exemplo, se o suspeito participava de fóruns suspeitos de discussão online. Esse tipo de comportamento foi identificado em ataques anteriores no Brasil, como no massacre de Suzano (SP), em 2019. Naquele caso os atiradores, que abriram fogo contra alunos de uma escola, faziam parte de grupos de ódio no submundo da internet.

Continua depois da publicidade

> Pai de criança morta no ataque a creche em SC chora e desabafa: “Um anjinho”

Por enquanto, ainda não há indícios claros de que o agressor de Saudades tenha seguido roteiro semelhante. Mas o delegado regional, Ricardo Casagrande, diz que neste momento nenhuma hipótese é descartada nas investigações.

> Despedida a vítimas de ataque a creche em SC é feita em velório coletivo

A análise do material eletrônico ficará a cargo da própria Polícia Civil e também do IGP – possivelmente, no setor de informática forense, que é especializado na análise de dados eletrônicos.

Não há prazo para a avaliação do material. O tempo de análise depende do volume de dados que será descoberto após a quebra de sigilo.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​

Continua depois da publicidade

Leia também

Jovem com faca invade creche e mata crianças e professora no Oeste de SC

Quem era a professora morta em ataque a creche no Oeste de SC

Ataques a escolas no Brasil: 8 vezes em que o país viveu cenas de terror

Identificada funcionária morta em ataque a creche no Oeste de SC

#ForçaSaudades: publicações nas redes sociais lamentam o ataque a creche de SC

Crianças mortas em ataque a creche em SC tinham pouco mais de um ano de idade

Homenagens a vítimas de ataque a creche em SC comovem familiares

Após ataque a creche em SC, prefeito desabafa: “Dia mais triste da nossa cidade”