Balneário Perequê, em Porto Belo, já é um dos bairros mais famosos do litoral catarinense. Além de registrar grande procura no verão, o local tornou-se um dos preferidos do mercado imobiliário. E um fator é determinante para isso: em Perequê, os apartamentos devem ter mais de 80 m² de área construída.
Continua depois da publicidade
Receba as principais informações de Santa Catarina pelo Whatsapp
A regra, instituída em 2020 na mudança do Plano Diretor do município, segue o modelo que vigora na maior “estrela” do mercado imobiliário nacional, Balneário Camboriú, onde a metragem mínima impulsionou a especialização da construção civil em apartamentos cada vez maiores, mais luxuosos, e mais caros. Balneário tem hoje o metro quadrado mais caro do Brasil, segundo o ranking FipeZap+.
A lei, de fato, diferencia o Perequê de outras localidades onde, normalmente, a regra estabelece o oposto, delimitando a metragem máxima dos apartamentos. É o caso, por exemplo, dos bairros Morretes e Tabuleiro, em Itapema, e de boa parte da cidade de Camboriú – vizinha de Balneário – onde os apartamentos podem ter até 70 m². Em Porto Belo, os demais bairros não têm limitação de tamanho, podendo ser projetados de acordo com o interesse de cada incorporadora.
Neymar entra com os dois pés no disputado mercado imobiliário do Litoral de SC
Continua depois da publicidade
O Plano Diretor define ainda que os apartamentos em Perequê tenham, no mínimo, duas vagas de garagem. Estes são alguns dos fatores que contribuíram para a disparada dos preços dos imóveis na região. Para a corretora de imóveis da Arkidá Gestão de Investimentos, Patrícia Nunes, a definição da metragem superior a 80 m² padroniza os imóveis e gera mais qualidade aos empreendimentos.
— Os apartamentos mais amplos são mais valorizados e essa valorização já vem se estendendo para outras partes da cidade.
Porto Belo está entre as líderes de negociações do mercado imobiliario de Santa Catarina em 2023.
Conheça Porto Belo em fotos
Leia mais:
O fenômeno de Porto Belo, a nova preferida dos investidores no Litoral de SC
A cidade de SC que ultrapassou Balneário Camboriú e virou canteiro de obras
“Disputa de milhões” entre donos de jatinhos e construtoras pode fechar aeródromo em Porto Belo
Donos de imóveis estão se tornando milionários em cidade de SC; entenda o motivo