Atualização: O incêndio foi contido por volta de 1h30min de sexta-feira (29), segundo informações dos Bombeiros.

Continua depois da publicidade

Os bombeiros tentam conter um incêndio que se alastra, desde o fim da tarde, no morro que fica entre Balneário Camboriú e Itajaí, à margem da Avenida Osvaldo Reis. A prioridade é evitar que as chamas cheguem até as casas próximas.

A vegetação seca devido à estiagem, e o morro íngreme, dificultam o combate ao incêndio. O horário também impede o uso do helicóptero Arcanjo, que poderia auxiliar despejando água do alto – o voo noturno não é aconselhado, segundo os Bombeiros.

O combate ao fogo mobiliza equipes de Balneário Camboriú e Itajaí, que utilizam equipamentos específicos para tentar evitar a propagação. Tenente Douglas, do Corpo de Bombeiros Militar de Itajaí, disse que as causas do incêndio só poderão ser apontadas após uma investigação e uma perícia será necessária para apontar responsabilidades.

Mas alertou que é comum que incêndios florestais sejam provocados de forma criminosa, por pessoas que queimam lixo ou tentam limpar terrenos.

Continua depois da publicidade

– Quando a pessoa vê que o incêndio fugiu do controle geralmente sai rapidamente do local, dificultando a investigação. Por isso é fundamental o apoio da população. Caso tenham informações, as levem até a delegacia para apuração – afirmou.

Os Bombeiros pedem que os moradores próximos tenham paciência com a fumaça. A prioridade, no momento, é evitar que o fogo se alastre.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​