O Rio de Janeiro inaugura nesta sexta-feira (6) a Rio Star, considerada a maior roda gigante da América Latina, com 88 metros de altura. O título, por pouco não pertenceu à Big Wheel, de Balneário Camboriú. Com 65 metros, a atração catarinense enfrentou ação judicial que atrasou o início das obras.

Continua depois da publicidade

A Rio Star tem 54 gôndolas e cada volta dura 18 minutos. O ingresso, promocional, é vendido a R$ 49. A partir de 19 de dezembro, o preço sobe para R$ 59. Tem vista para alguns dos pontos turísticos mais conhecidos da capital carioca, como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor e a Baía de Guanabara.

Em Balneário Camboriú, a Big Wheel terminou a fase de supressão da vegetação exótica no costão do Pontal Norte, que foi trabalhosa. Foi necessário retirar os eucaliptos em pedaços, com guindastes, para não atingir a mata nativa. Agora a obra está na fase de terraplanagem e contenção.

Big Wheel em Balneário Camboriú
Big Wheel em Balneário Camboriú (Foto: Reprodução)

A estrutura da roda gigante já está em produção – a base é construída na China, e as cabines, na Holanda. Os sistemas eletrônicos virão da Alemanha. Também veio da China a estrutura da Rio Star, no Rio de Janeiro. A logística para trazê-la ao Brasil foi considerada um dos maiores desafios do projeto.

Estaiada

Mês passado, representantes da empresa que administra o projeto catarinense estiveram na indústria onde a Big Wheel é construída para acompanhar os trabalhos. A estrutura é diferente do Rio de Janeiro – a roda gigante é estaiada, com menos aço aparente entre os vãos, e as cabines são redondas e com ar condicionado embutido. É inspirada na Orlando Eye, que fica na Flórida (EUA).

Continua depois da publicidade

Embora oficialmente a altura da Big Wheel seja mais baixa que a da Rio Star, o embarque na roda gigante de Balneário Camboriú estará cerca de 22 metros acima do nível do mar – o que, na prática, proporcionará um campo de visão similar aos 88 metros da roda gigante carioca.

A Big Wheel chegará em navios no final do primeiro semestre de 2020. A expectativa é que a nova atração seja inaugurada para a temporada 2020/2021.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

Continua depois da publicidade