Empresas que vendem produtos hospitalares e uma importadora estão entre os alvos dos mandados de busca e apreensão cumpridos nesta quinta-feira (2) em SC, como parte da Operação Falso Negativo, conduzida pelo Ministério Público do Distrito Federal. As empresas ficam na região de Itajaí. No Estado, os mandados foram cumpridos em Balneário Camboriú, Navegantes, Ilhota e Joinville.
Continua depois da publicidade
> Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus
O cumprimento foi feito pelas equipes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em apoio ao MP do Distrito Federal. Além das empresas, residências também foram alvos de mandados de busca no Estado. Foram cumpridas, ao todo, nove ordens judiciais em Santa Catarina.
A operação Falso Negativo investiga suspeitas de fraude na compra de testes rápidos para Covid-19 pelo governo do Distrito Federal. A apuração envolve processos de dispensa de licitação que somam mais de R$ 73 milhões. As suspeitas são de R$ 40 milhões em superfaturamento.
Além do valor excessivo, o Ministério Público avalia que os testes comprados não são apropriados para detectar o novo coronavírus. A testagem traria resultados negativos equivocadamente – por isso o nome da operação, Falso Negativo.
Continua depois da publicidade
Foram cumpridos ao todo 74 mandados de busca e apreensão em 23 cidades, nos estados de Santa Catarina, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Bahia e Espírito Santo, além do Distrito Federal. Os alvos incluem o Laboratório Central do DF, a Farmácia Central e a Secretaria de Saúde do DF. Em Santa Catarina, nenhum órgão público foi alvo da operação.
De acordo com o G1, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou, por meio de nota, que “todos os testes adquiridos, recebidos por meio de doações ou enviados pelo Ministério da Saúde tem o certificado da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa – e portanto foram testados e aprovados pelo órgão Federal”.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz