O último levantamento do índice Fipezap+, que avalia o termômetro do mercado imobiliário, mostra que os imóveis em Santa Catarina valorizaram em 2023 até quatro vezes mais que a média nacional. Desde janeiro, as 50 cidades brasileiras que integram a pesquisa valorizaram em média +3,41%. Em SC, o índice chega a mais de 14%.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O ranking considera os maiores mercados imobiliários do país e avalia os preços de venda anunciados. O balanço parcial aponta que os imóveis, de forma geral, já valorizaram mais que a inflação no Brasil em 2023. O IGP no ano é de -5,28%, e a inflação ao consumidor é de +3,28%.
No ranking catarinense, as cidades preferidas pelos investidores do mercado imobiliário dividem espaço com redutos econômicos tradicionais. O melhor resultado de Santa Catarina (e do Brasil) é o de São José, onde a valorização foi quatro vezes maior que a média nacional em 2023 – o índice é de 14,92%. Em seguida vem Itapema, com índice semelhante. Todas as sete cidades catarinenses avaliadas pelo Fipezap+ tiveram pelo menos o dobro de valorização em relação à média brasileira (veja números na galeria de fotos).
Projeto bilionário vai dobrar população em nova “queridinha” do mercado imobiliário em SC
Continua depois da publicidade
Balneário Camboriú, que é a “estrela” do mercado nacional, com o metro quadrado mais caro do país, registrou índice de valorização três vezes acima da média. Em Florianópolis, os imóveis aumentaram +8,73%. O menor índice de crescimento foi o de Joinville. Ainda assim, é o dobro da média no país.
O mercado imobiliário de Santa Catarina está aquecido pelo boom de investimentos no setor que o Estado recebeu nos últimos anos, especialmente no Litoral. Cidades como Balneário Camboriú e Florianópolis multiplicaram o crescimento pelos municípios no entorno, gerando bolhas de alto interesse e de grande valorização.
Cidade que ultrapassou Balneário Camboriú terá condomínio recorde em SC
A construção civil para investimento em SC tem características próprias, como a aposra no mercado de alto luxo e na verticalização. No Estado estão os maiores prédios residenciais do país.
Veja como valorizaram as cidades de SC avaliadas pelo Fipezap+:
Continua depois da publicidade
Leia também
Fábrica de arranha-céus leva Balneário Camboriú a Miami
Kitnet mais cara do Brasil em Balneário Camboriú tem vista inusitada por motivo curioso
Cristiano Ronaldo perde em Balneário Camboriú batalha por cobertura de R$ 50 milhões
Quais são os endereços de Cristiano Ronaldo em Balneário Camboriú