O Hospital da Unimed Litoral em Balneário Camboriú será o segundo no país a utilizar um robô médico britânico de alta tecnologia para cirurgias. O robô Versius, desenvolvido na Universidade de Cambridge, na Inglaterra e produzido pela empresa CMR Surgical, entra em operação ainda no primeiro trimestre. A Unimed Litoral não divulgou o valor investido no equipamento.

Continua depois da publicidade

Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

O aparelho pode ser utilizado em cirurgias de diferentes especialidades – ginecologia, urologia, cirurgias do aparelho digestivo e proctologia. A versatilidade foi um dos diferenciais destacados pelo diretor de Recursos Próprios da Unimed Litoral, Mario Fernando Silva. O único Versius em operação no Brasil, atualmente, fica em um hospital em São Paulo, onde é feita capacitação profissional para uso do equipamento.

Unimed dá início à construção de hospital em Itajaí com 200 leitos

O robô tem tecnologia 3D, e o cirurgião utiliza um óculos especial que aumenta seu campo de visão. A cirurgia é minimamente invasiva e os comandos do médico são reproduzidos pela máquina, com precisão. O Hospital da Unimed já está preparado tecnicamente para receber o equipamento, e as primeiras cirurgias assistidas ocorrerão em breve.

Continua depois da publicidade

A Unimed tem anunciado investimentos recentes na região, onde atende 100 mil clientes, segundo o presidente, Umberto João D´Ávila. A empresa está construindo em Itajaí um dos maiores hospitais do Estado, com 200 leitos ente internação e UTI. O investimento previsto é de R$ 180 milhões.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia mais

Prefeitos avaliam negociar vacinas para crianças com a Pfizer

Caravelas-portuguesas invadem Litoral Norte de SC; espécie é mais perigosa que água-viva

Quanto custa alugar um apartamento de luxo em Balneário Camboriú no verão

Efeitos colaterais da terceira dose da Pfizer; veja reações mais relatadas

Por que o alargamento da praia em Balneário Camboriú atraiu tubarões