Três professoras da Universidade Federal de Santa Catarina prepararam subsídios para colocar em prática a lei que determina a inserção da história das mulheres do campo e da cidade no currículo das escolas públicas e privadas do Estado. A ideia é corrigir a invisibilidade na história, em geral eternizada por figuras masculinas.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Cristina Scheibe, Joana Maria Pedro e Teresa Lisboa, todas integrantes do núcleo de Estudos em Gênero da UFSC, fizeram uma lista preliminar de mulheres catarinenses relevantes em diferentes setores, e incluíram subsídios como livros e trabalhos acadêmicos que ajudarão os professores a elaborarem os conteúdos.
As referências foram divididas entre mulheres precursoras, mulheres na Guerra do Contestado, na política, na religião, na literatura e nas artes, nos movimentos sociais. As sugestões incluem nomes como os de Anita Garibaldi e Antonieta de Barros – duas das mais relevantes figuras históricas femininas no país – e também outros menos conhecidos.
Opinião: Lula está certo em levantar discussão sobre o aborto no Brasil
Continua depois da publicidade
A listra traz nomes como o de Chica Pelega e Maria Rosa, que tiveram papel importante na Guerra do Contestado, Santa Paulina, Beata Albertina, Irmã Edwiges – uma das fundadoras de um grupo de religiosas que decidiu viver na periferia para ajudar pessoas vulneráveis -, e Irmã Olímpia Gayo, de Lages, que fundou a Pastoral das Mulheres Marginalizadas. Também foram incluídos conteúdos específicos sobre mulheres negras e indígenas em Santa Catarina.
Decreto de Moisés autoriza distribuição de absorventes nas escolas públicas de SC
A lei que determina a inclusão das mulheres no currículo escolar foi proposta pela deputada Luciane Carminatti (PT) e assinada pela Bancada Feminina. Aprovada em setembro do ano passado pela Alesc, foi sancionada pelo governador Carlos Moisés. Com isso, as escolas públicas e privadas de SC terão até outubro para colocar o conteúdo na grade.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia mais
Novos caças Gripen milionários da FAB são rebocados pelas ruas de Navegantes
Continua depois da publicidade
Liminar para suspender voos de Moisés em aviões do Estado é negada pela Justiça
Feito em SC, iate de R$ 50 milhões igual ao do CR7 tem fila de espera de 15 meses
“Peixe” de Bolsonaro, secretário nacional da pesca deixa cargo para se candidatar
Fora da disputa eleitoral, Luciano Hang abre loja da Havan na terra de Lula