Em agenda paralela à do Governo do Estado na COP-26, o deputado Ivan Naatz (PL), que viajou à Escócia a convite do Itamaraty, voltará à Alesc empolgado com as discussões sobre o “hidrogênio verde”. À coluna, ele disse que pretende trazer à Santa Catarina uma pesquisadora brasileira radicada nos Estados Unidos que tem se debruçado sobre o tema. Naatz publicou a respeito nas redes sociais:

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

“A pesquisadora apresentou alguns trabalhos aqui na COP26 que já são realidade mundial. Hospitais e empresas americanas já funcionam eletricamente com o lixo que produz. Um avião de quatro lugares está exposto aqui movido 100% a hidrogênio liquido. Usinas de lixo são ótimos produtores de hidrogênio e até o gás natural (abundante no Brasil) pode ser convertido”, avaliou o deputado, que preside a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa.

Moisés vai firmar acordo na Escócia para acompanhamento das metas verdes de SC

Segundo ele, essa seria uma alternativa viável inclusive nas discussões que envolvem o ciclo de vida dos aterros sanitários no Brasil. O hidrogênio verde é obtido por meio de fontes renováveis, sem emissão de carbono – o que pode ser uma boa aposta para Santa Catarina cumprir as metas estabelecidas nos compromissos de redução das emissões firmados pelo Estado.

Continua depois da publicidade

Créditos de carbono podem ser um produto da indústria se a COP regular mercado

Naatz chamou atenção para a necessidade de políticas públicas que incentivem as pesquisas voltadas à geração de energia limpa.

– O governo precisa incentivar as pesquisar neste setor. Ceder bolsas de doutorado e financiar investimentos privados em equipamentos. O que se vê aqui são vários pesquisadores brasileiros que deixaram o Brasil por falta de incentivo, brasileiros que estão sendo aproveitados pelo mercado internacional.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia mais:

Por que o alargamento da praia em Balneário Camboriú atraiu tubarões

Prédio mais alto da América do Sul tem Neymar, Luan Santana e números recordes em Balneário Camboriú

Continua depois da publicidade

Polêmico, uso de fuzis por Guardas Municipais chega a SC