A ajuda de Luciano Hang para impulsionar a candidatura de Jorge Seif (PL) pode virar uma dor de cabeça para o senador eleito. Reportagem do Valor Econômico, publicada nesta segunda-feira (10), mostra que a divulgação de mensagens de campanha pela equipe de comunicação da Havan, inclusive com o e-mail institucional da rede de lojas, pode ser considerada prática proibida pela Justiça Eleitoral – e levar Seif a responder por abuso de poder econômico.

Continua depois da publicidade

Em site especial, confira tudo sobre as Eleições 2022

Ao longo do período de campanha eleitoral, a equipe de comunicação da Havan disparou e-mails sobre a participação de Hang em eventos com Seif. A prática pode ser interpretada como financiamento privado de campanha por empresa, que é proibida por lei.

As regras atuais impedem a atuação de CNPJs nas campanhas eleitorais, o que inclui qualquer tipo de financiamento. A exceção é para doações de pessoa física – significa que o dono de uma empresa pode fazer doações financeiras para a campanha de um candidato, mas a empresa não.

Ao utilizar a estrutura da Havan para promover o candidato, Hang pode ter exposto Seif a uma irregularidade eleitoral. Em tese, dependendo das circunstâncias, a prática pode até levar a cassação de mandato. Isso dependeria do entendimento da Justiça Eleitoral sobre até que ponto o candidato estava ciente da “ajuda” irregular que recebeu.

Continua depois da publicidade

Hang abraçou a campanha de Seif e chegou a tirar duas semanas de férias de suas empresas para viajar com ele pelo Estado, apresentando-o ao empresariado catarinense. O “empurrãozinho” tinha razão de ser – embora seja ex-secretário de Bolsonaro e próximo do presidente, Seif atuava num setor bem específico da economia, na pesca. Hang serviu como fiador do senador eleito em outros setores da economia de SC.

A assessoria de Hang e da Havan ainda não se manifestou. Já o advogado de Seif, Lucas Zenatti, disse que o senador eleito tinha a própria equipe de comunicação na campanha, e desconhecia outra estratégia de divulgação. “Se tais disparos foram feitos isso foi à revelia da campanha do Jorge Seif. Como é público e notório Luciano Hang acompanhou algumas agendas do Jorge Seif como cidadão”.

Saiba tudo sobre as eleições 2022