A Guarda Municipal de Itajaí fará a primeira escala de serviço na próxima segunda-feira (17). Nesta sexta, os 80 agentes foram apresentados em um ato oficial em frente à Igreja Matriz. O coordenador da guarda, Clayton Marafiotti Martins, disse que a corporação terá como foco uma guarda cidadã e comunitária, “cumprindo a legislação que prevê a proteção do patrimônio público”. Iniciativas diferentes, em Balneário Camboriú, por exemplo, provocaram entraves legais.

Continua depois da publicidade

Dez viaturas serão distribuídas pela cidade diariamente, em rondas escolares e no entorno de órgãos e bens públicos – como praças e prédios municipais. A GM de Itajaí está em tratativas com a Polícia Militar para estreitar as relações, com a possibilidade de participação em operações, quando necessário.

Criado pela primeira vez por lei em 2014, o projeto da Guarda Municipal acabou engavetado em meio à crise de arrecadação enfrentada por Itajaí nos anos seguintes. Em 2017, um novo projeto de lei, que alterou os termos de criação do órgão, passou pela Câmara de Vereadores.

Os agentes passaram por cinco meses de treinamento na Academia da Polícia Civil, em Florianópolis, e depois fizeram estágio em delegacias da região. Em abril iniciaram curso de trânsito, para prestar apoio à Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran). O treinamento terminou na semana passada.

Continua depois da publicidade