Um grupo de três orcas foi avistado neste sábado por mergulhadores, que navegavam em uma embarcação entre Bombinhas e a Ilha do Arvoredo. Os animais são raramente vistos próximo à costa – mas elas pareceram não se importarem com a presença do barco. Se aproximaram, e deram um show de acrobacias. Tudo devidamente registrado.

Continua depois da publicidade

– Todo mundo ficou muito emocionado. São momentos especiais, ter a oportunidade de ver o que a natureza oferece – disse a instrutora Maitê Ortega, que faz parte da equipe da escola Pata da Cobra, que registrou o encontro.

O vídeo é de Tiago Balestro e as fotos, de Cibele Sanches.

Segundo ela, o comandante da embarcação disse que não avistava orcas na região há 10 anos. De longe, os mergulhadores pensaram que fossem golfinhos comuns. Mas, ao chegarem mais perto, viram os desenhos brancos na pele, característica das orcas.

Continua depois da publicidade

Experiente, o comandante reduziu a velocidade e evitou a aproximação. As orcas não se espantaram – a hipótese mais provável é que estivessem em busca de alimento.

Raridade

O pesquisador Jules Soto curador do Museu Oceanográfico da Univali, confirmou que ver orcas tão próximo da costa é muito raro. Segundo ele, os espécimes da brasileira vivem a 200 quilômetros da orla, em região de talude – onde a profundidade do mar aumenta de repente. São como precipícios submersos. Nessa área, a profundidade passa dos 200 para os 800 metros.

Jules viu as fotos das orcas avistadas em Bombinhas e disse, no entanto, que não são espécimes brasileiras, mas argentinas. Segundo ele, é possível identificá-las pelo padrão das manchas na pele.

– São típicas orcas patagônicas, de águas mais rasas, mas mais frias do que as nossas. São visitantes. Nestes últimos anos começamos a vê-las um pouco mais (no Brasil), mas ainda é muito esporádica essa visita – explicou.

Continua depois da publicidade

O pesquisador identificou que o grupo é formado por três fêmeas – uma mais velha, uma mais jovem e um bebê, possivelmente nascido no início da primavera, época em que nascem as orcas da Patagônia.

Orcas em Bombinhas
Orcas em Bombinhas (Foto: Cibele Sanches, Arquivo Pessoal)

Baleia ou golfinho?

Embora se pareçam com as baleias, as orcas são golfinhos – os maiores golfinhos que existem. Podem chegar a 9 metros de comprimento. A diferença mais evidente, entre elas e as baleias, está na boca: enquanto as baleias têm cerdas, as orcas têm dentes.

Inteligentes

Orcas são animais inteligentes e curiosos.Jules Soto explica que elas têm um sistema nervoso muito complexo, que as torna mais inteligentes que chimpanzés ou golfinhos comuns.

As baleias vivem em clãs, que têm dia letos e hábitos próprios. As que vivem no Sul do Brasil não são do mesmo clã das que vivem no Norte, por exemplo.

Continua depois da publicidade

Caçadoras

Orcas são excelentes caçadoras, o que as fez ganhar fama de "baleias assassinas". Mas não representam risco algum ao ser humano, porque vivem muito longe das praias.