O governo federal vai rever a portaria interministerial que proíbe a entrada de argentinos e uruguaios no Brasil pelas fronteiras terrestres. A informação foi confirmada ao senador Jorginho Mello (PL) pelo Ministério do Turismo, nesta quinta-feira (11). A expectativa é que as novas regras sejam editadas na semana que vem, e o acesso esteja liberado a partir de dezembro.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
O senador vinha pedindo soluções para o impasse em parceria com a coordenadora da Região Sul da Embratur, Julia Zanatta. A liberação das fronteiras terrestres para os argentinos e uruguaios – a exemplo do que já ocorre com os paraguaios, que têm livre trânsito no Brasil – é considerada fundamental para garantir bons resultados econômicos na temporada de verão em Santa Catarina.
Bombinhas cobra R$ 19 milhões dos devedores da TPA
O setor de hospedagem já tem comemorado o volume de reservas acima da média para os meses de novembro, dezembro e primeira quinzena de janeiro, por turistas brasileiros. Mas a proibição para os “hermanos” colocava em dúvida a movimentação nas semanas seguintes. A partir da segunda metade de janeiro, o maior fluxo de visitantes passa a ser de turistas argentinos e uruguaios – em especial nas regiões de Florianópolis, Balneário Camboriú e Bombinhas, que estão entre as preferidas dos estrangeiros que vêm ao Estado.
Continua depois da publicidade
Balneário Camboriú sobe para 3º lugar entre os imóveis mais caros do Brasil após alargamento
Com a liberação para argentinos e uruguaios, a tendência é que Santa Catarina confirme a expectativa por uma temporada com recorde de movimentação. Este verão será o primeiro após a vacinação em massa, que conseguiu conter o número de mortes e internações por Covid-19.
A portaria com as novas regras será editada pelos ministérios do Turismo, Justiça e Segurança Pública, Casa Civil, Saúde e Infraestrutura.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Leia mais:
Por que o alargamento da praia em Balneário Camboriú atraiu tubarões
Prédio mais alto da América do Sul tem Neymar, Luan Santana e números recordes em Balneário Camboriú
Continua depois da publicidade