O governo suspendeu os efeitos do ofício enviado pela Diretoria de Ensino e a Gerência de Ensino Médio a todas as coordenadorias de Educação do Estado, que cancelava novas matrículas para o ensino técnico no segundo semestre. A determinação de sustar o documento saiu do gabinete do governador Jorginho Mello (PL), que informou ter sido surpreendido com a medida. O ofício foi retirado do ar no sistema de consultas do governo.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O reforço do ensino técnico profissionalizante foi uma das promessas de campanha do governador na área da Educação, junto com o programa de gratuidade no ensino superior. O “timing” do corte também poderia prejudicar a tramitação da Faculdade Gratuita na Alesc – o projeto será apresentado na terça-feira que vem, e o governo precisa convencer os deputados de que há recursos suficientes para tocar a proposta sem prejudicar outras demandas da Educação.
Pela manhã, a informação sobre a suspensão de novas matrículas no ensino técnico já havia repercutido na Assembleia. O deputado Lucas Neves (Podemos) enviou um ofício ao secretário Aristides Cimadon pedindo que o corte fosse reconsiderado.
Duas universidades fora do sistema Acafe vão entrar na “Faculdade Gratuita”
Continua depois da publicidade
Segundo o gabinete do governador, a medida foi tomada pela Diretoria de Ensino sem que o governo tivesse sido consultado. Com a revogação do ofício, o edital com novas vagas para o segundo semestre deve ser lançado nos próximos dias.
Nota oficial da Secretaria de Educação:
A Secretaria de Estado da Educação (SED) vai abrir novas turmas para cursos técnicos gratuitos concomitantes e subsequentes ao Ensino Médio, que serão ofertados nos Centros de Educação Profissional (CEDUP) e em algumas Escolas de Educação Básica de Santa Catarina no segundo semestre. O edital com as informações sobre as vagas e períodos de inscrições será divulgado em breve.
Ao todo, 21 unidades educacionais ofertam cursos de qualificação técnica destinados a estudantes que cursam o Ensino Médio ou que já concluíram.
A SED esclarece que a abertura de novas turmas não está suspensa, pois o ofício divulgado anteriormente não tinha assinatura do secretário e secretária adjunta. A Secretaria está estudando diversas melhorias no currículo do Novo Ensino Médio por meio de escuta junto aos coordenadores e gestores escolares da rede para identificar os principais desafios enfrentados pelas escolas com o novo modelo.
Continua depois da publicidade
Leia mais:
Governo Lula erra ao “fazer graça” com vacina fake de Bolsonaro
Auditoria do TCE em escolas municipais de SC revela falhas em acessibilidade e segurança
Conheça a história dos símbolos do Brasil em homenagem ao 7 de Setembro
Decisão do TSE sobre Brusque liga o alarme para o senador Jorge Seif