Um ofício enviado pela Secretaria de Estado da Educação a todos os coordenadores regionais informa que não será autorizada a abertura de novas turmas de cursos técnicos no segundo semestre. O texto afirma que a decisão ocorre “diante da necessidade de redução de gastos”.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O documento é assinado pela diretora de Ensino, Sonia Fachini, e pelo gerente de Ensino Médio Profissionalizante, Maike Cristina Ricci. O ofício justifica o corte fazendo menção à Resolução da Secretaria de Estado da Fazenda, que determinou redução de despesas em todos os órgãos do governo a partir de 1º de maio, e “no contexto de revisão do Novo Ensino Médio, que aumentou consideravelmente as despesas”.
Governo marca nova data para entregar Faculdade Gratuita à Alesc
O ofício diz ainda que os cursos já iniciados serão finalizados, e que novas orientações ainda serão repassadas para 2024.
Continua depois da publicidade
O anúncio chega às vésperas do início da tramitação do projeto da Faculdade Gratuita na Alesc. A proposta terá custo anual de até R$ 1,2 bilhão quando o programa estiver totalmente implementado. Em janeiro, a Fazenda apresentou um balanço que aponta déficit de R$ 2 bilhões nas contas do Estado.
Duas universidades fora do sistema Acafe vão entrar na “Faculdade Gratuita”
Assim como a Faculdade Gratuita, o ensino técnico também foi uma das plataformas de campanha do governador Jorginho Mello na área da Educação.
O que diz a Secretaria de Educação:
“A Secretaria de Estado da Educação (SED), informa que está estudando diversas melhorias no currículo do Novo Ensino Médio, instituído em 2022 no estado. Desde o início do ano, a SED conduz uma escuta junto aos coordenadores e gestores escolares da rede para identificar os principais desafios enfrentados pelas escolas, devido às dificuldades encontradas com a aplicação do novo modelo na última etapa da Educação Básica.
Como parte dessas mudanças na grade, a abertura de novas vagas para cursos técnicos, concomitantes e subsequentes ao Ensino Médio se dará em 2024, focando na melhoria da qualidade de ensino dos estudantes. Os cursos que iniciaram em 2023 continuam no decorrer do ano, sem alterações.
Continua depois da publicidade
A Secretaria também fez um acordo de cooperação com o Senai, entidade da Fiesc, para promover a ampliação do acesso dos estudantes da rede estadual ao eixo do ensino profissionalizante do novo ensino médio e atender inicialmente cerca de 7 mil estudantes e será ampliado ao longo dos próximos anos. Inicialmente, a parceria não terá custos para o estado”.
Leia mais:
Governo Lula erra ao “fazer graça” com vacina fake de Bolsonaro
Auditoria do TCE em escolas municipais de SC revela falhas em acessibilidade e segurança
Conheça a história dos símbolos do Brasil em homenagem ao 7 de Setembro
Decisão do TSE sobre Brusque liga o alarme para o senador Jorge Seif