A homologação do concurso público para Auditores do Estado, que passarão a integrar a equipe técnica da Controladoria Geral do Estado (CGE), teve uma sinalização positiva do governo após conversa do novo Controlador-Geral, Pedro Waltrick, com o governador Jorginho Mello (PL) e o Secretário da Fazenda, Cleverson Siewert.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade do WhatsApp de Colunistas do NSC Total
O concurso ocorreu em 2023, e os candidatos aprovados aguardam convocação. O órgão atua no controle do Executivo, e é considerado uma ferramenta de transparência e combate à corrupção.
O novo Controlador-Geral também também conseguiu apoio do governo para elaboração da Lei Específica, prevista no art. 25 da Lei Complementar 741/2019, que ditará os rumos da CGE.
– Agradeço muito pelo apoio do Governador Jorginho e do Secretário Cleverson. Neste momento, é uma demonstração clara de que ambos estão alinhados com a Controladoria, e consequentemente, com a preocupação de realizar uma gestão pautada na integridade e transparência – afirmou Waltrick.
Continua depois da publicidade
A sinalização do governo é importante, especialmente para destravar o concurso público. O Estado está sob efeitos do Plano de Ajuste Fiscal (Pafisc), que freou novas nomeações. Apesar disso, o governo vinha chamando concursados em outras áreas, como a Segurança.
A troca de comando da CGE ocorre após uma análise interna de “desalinhamento”. Nos bastidores, a leitura era de que a Controladoria estava havia sido colocada no freezer pelo governo. Um dos sinais era a ausência do governador em eventos do órgão, e a falta de diálogo.