A Secretaria Nacional de Aquicultura e Pesca publicou nesta segunda-feira no Diário Oficial da União a lista com as primeiras 41 embarcações aprovadas para a pesca industrial da tainha. Ainda há vagas, para quem conseguir apresentar recurso até o fim da semana. Pelo menos metade dos barcos aprovados são da região de Itajaí.

Continua depois da publicidade

A tempo

A tendência é que, diferente de anos anteriores, o governo consiga emitir as licenças para a pesca industrial da tainha a tempo. Mas não tem sido o suficiente para acalmar os ânimos dos armadores, que não estão satisfeitos com as regras impostas para este ano. A principal reclamação é em relação ao limite de capacidade das embarcações, que deixou muitos produtores de fora.

SisTainha

Este ano, o controle das cotas de captura será feito pelo Ministério da Agricultura por meio do SisTainha, sistema público onde serão inseridos os dados da indústria pesqueira e dos mapas de bordo das embarcações. O novo modelo substitui o Tainhômetro, desenvolvido pela ONG Oceana e cedido ao governo para a estreia do modelo de cotas. O SisTainha foi elogiado pelas entidades ambientais.

Continua depois da publicidade