Em reunião com o setor produtivo na sede do Sindicato dos Armadores e da Indústria da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi), o secretário nacional de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Junior, disse que há intenção no governo federal de estudar uma possível flexibilização do Selo de Inspeção Federal (SIF) para permitir a empresas e indústrias vender produtos em todo o país.

Continua depois da publicidade

A ideia é alterar a lei e permitir o comércio interestadual para quem tem selo do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) ou do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi). A mudança poderia, em tese, desburocratizar os processos.

_ O comércio do Brasil vai ser beneficiado, será possível incentivar e gerar divisas para empresas que já cumprem a sanidade _ diz Seif.

Segundo ele, serão estabelecidas regras específicas para não comprometer a sanidade.

Escritório

O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB), levou a Seif um pedido para que seja implantado um escritório regional da secretaria na cidade. A medida poderia agilizar o atendimento ao setor produtivo no maior polo pesqueiro do país. A estimativa, hoje, é que mais de 70 mil processos como emissão de carteirinhas de pescador e licenças de pesca estejam parados por falta de encaminhamento.

Continua depois da publicidade