O Ministério dos Portos e Aeroportos deu por encerrado, nesta segunda-feira (30), o processo de federalização do Porto de Itajaí. A Autoridade Portuária de Santos (APS) assumirá oficialmente a administração do terminal na quinta-feira (2), por um período de um ano.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

A nota divulgada pelo governo federal diz que as taxas recolhidas pelo Porto de Itajaí pela atracação dos navios na área do porto organizado – que inclui Navegantes – retornarão para o terminal, e não serão absorvidas pelo Porto de Santos. Esta era uma das principais preocupações do setor portuário em SC.

“Mesmo sendo administrado pela Autoridade Portuária de Santos, responsável pela gestão do maior complexo portuário da América Latina, é importante destacar que todos os valores destinados de tarifas e taxas relacionadas à movimentação do porto serão alocadas na cidade catarinense, uma vez que a APS é uma empresa pública do Governo Federal” – informou em nota o Ministério.

STJ derruba liminar e autoriza federalização do Porto de Itajaí

Continua depois da publicidade

O comunicado também fala em “ações direcionadas ao complexo, que foco na ampliação dos serviços e na modernização da infraestrutura”, sem especificar investimentos.

O presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, reconheceu serem “notáveis” as contribuições da comunidade portuária para a “construção da boa imagem e senso de relevância do Porto de Itajaí”.

Quem convenceu Lula a federalizar o Porto de Itajaí

– Assumimos com o compromisso de fortalecer o Porto, retomando sua competitividade e os bons resultados que já obtivera no passado – afirmou.

Entre os objetivos iniciais informados pela APS em Itajaí estão a manutenção dos empregos, atendimento aos navios de cruzeiro e dragagem.

Continua depois da publicidade