A vinda do diretor do Ministério das Relações Exteriores na Itália, Luigi Vignali, a Santa Catarina, que estava prevista para a próxima semana, foi cancelada pelo governo italiano. Vignali visitaria possíveis sedes para abertura de um Consulado Italiano em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Ele ainda virá ao Brasil, mas a agenda será restrita a Vitória, no Espírito Santo, onde será formalizada a instalação de um consulado.

A vinda a Florianópolis havia sido anunciada pelo próprio Vignali em abril, durante uma reunião da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados italiana. A desistência parece colocar uma pedra sobre as tratativas para o consulado catarinense – ou, ao menos, faz as discussões retrocederem.

O conselheiro da Câmara de Comércio Brasil-Itália, Diego Mezzogiorno, recebeu a confirmação sobre o cancelamento da visita nesta terça-feira por Walter Petruzziello, presidente do Comitê dos Italianos no Exterior para o Paraná e Santa Catarina. O motivo teria sido resistência às tratativas iniciadas por Mezzogiorno no ano passado para a abertura do espaço, sob a alegação de que ele não teria legitimidade para tratar do assunto.

Continua depois da publicidade

– O pedido original é meu, mas o processo passou pela Assembleia Legislativa, por todos os ritos – afirma.

Vice-governadora recebeu embaixador

Na semana passada o embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, visitou o governo de Santa Catarina. Foi recebido pela vice-governadora, Daniela Reinher. Segundo publicação do site especializado Insieme, a visita, que originalmente seria ao governador Carlos Moisés, era uma preparação para a vinda do representante do Ministério das Relações Exteriores da Itália, agora cancelada.

Em nota, o Governo do Estado informou que o encontro foi para tratar de “aproximação institucional, parcerias em educação e tecnologia e ambiente favorável para investimentos”. O comunicado não fala sobre eventuais tratativas para a instalação do Consulado Italiano em Santa Catarina.