O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, informou que fez contato com o governador Jorginho Mello (PL) e com o prefeito de Blumenau, Mario Hildebrandt, neste sábado (7), para oferecer suporte do governo federal às regiões afetadas pelas chuvas em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Balneário Camboriú tem ruas alagadas e monitora risco de enchente
“Estou em contato com o governador Jorginho Mello e o prefeito de Blumenau, Mario Hildebrandt, para iniciar prontamente os esforços de suporte do governo federal ao Estado, municípios da região e, principalmente, às pessoas afetadas”, escreveu o ministro no X, antigo Twitter. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) compartilhou a publicação:
“O Brasil tem vivido várias ocorrências climáticas. Hoje, as chuvas atingem fortemente Santa Catarina. O país está solidário e o governo federal está atento para atuar em mais essa emergência. A Defesa Civil já está atuando para lidar com os eventos climáticos extremos”, postou Lula.
O contato com o ministro foi confirmado pelo governador Jorginho Mello em entrevista coletiva. Segundo ele, o secretário de Estado de Defesa Civil, coronel Armando, também está atuando em parceria com o Ministério da Defesa e com o Exército Brasileiro, que cederá equipamentos.
Continua depois da publicidade
Fenômeno da “enchente sem chuva” é ameaça em Itajaí
Enchente em SC paralisa portos e navios fazem fila em alto-mar
No início da tarde, o ministro Waldez Góes conversou com o presidente nacional do Sebrae, o catarinense Decio Lima, que atualizou a situação do Estado. A deputada federal Ana Paula Lima, vice-líder do governo na Câmara, também informou ter feito contado com o secretário nacional de Defesa Civil, Wolnei Wolff, e disse que a estrutura da pasta foi colocada à disposição.
Veja os estragos causados pela chuva em SC:
Leia mais
FOTOS: Veja rodovias que estão bloqueadas pelas chuvas fortes e deslizamentos em SC
Como agir e quem acionar em SC se estiver sob risco com as chuvas
Mais de 70 cidades foram afetadas pelas chuvas e 28 decretaram emergência em SC