Santa Catarina receberá R$ 1 milhão como apoio financeiro do Ministério da Saúde para enfrentar a dengue. O repasse foi confirmado em uma portaria publicada nesta sexta-feira (14), que determina o envio de recursos do Fundo Nacional de Saúde para os estados que enfrentam situação grave de dengue. São R$ 4 milhões no total, distribuídos igualmente entre Santa Catarina, Espírito Santo, Minas Gerais e Tocantins.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A coluna apurou que o apoio causou desapontamento na Saúde em Santa Catarina. Havia expectativa, nos bastidores, de que o apoio do Ministério seria mais efetivo e robusto.
A Secretaria de Estado da Saúde já solicitou, por exemplo, que sejam revisados os parâmetros para o financiamento de agentes de endemias que são pagos pelo governo federal – o que ainda não ocorreu. O Ministério da Saúde utiliza critérios desatualizados, de 2014, época em que a dengue não era uma preocupação relevante em SC e um cenário muito diferente do atual, o que faz com que os municípios tenham déficit de trabalhadores na área.
Coreana LG pode instalar fábrica em SC
Continua depois da publicidade
No início do mês, a pedido da secretária Carmen Zanotto, uma equipe de especialistas do Ministério da Saúde esteve em SC e avaliou localmente os procedimentos de combate à dengue, na companhia da Superintendência de Vigilância em Saúde. Havia expectativa de que essa avaliação in loco pudesse ajudar na percepção do governo federal obre a gravidade do cenário no Estado.
Leia mais
Quem será o novo nome por trás da Operação Mensageiro no MP
Investidor de Dubai quer naufragar navio em SC para criar recife artificial