O Ministério da Infraestrutura definiu para o terceiro trimestre de 2022, ou seja, entre julho e setembro, o leilão do Porto de Itajaí, que está no programa prioritário de desestatização. A definição foi anunciada esta semana, em reunião do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI), em Brasília.

Continua depois da publicidade

O futuro leilão se refere ao porto organizado, o que significa que incluirá não apenas a estrutura física do terminal, mas também acessos aquaviários e outras áreas que fazem parte do inventário do porto.

Há um acordo prévio entre o governo federal e a prefeitura de Itajaí, que prevê um modelo de privatização diferenciado, com a manutenção da autoridade portuária municipalizada. Isso entregaria o porto à iniciativa privada, mas manteria o controle do município sobre decisões estratégicas.

O governo tem adotado modelos específicos de privatização para cada terminal portuário. O alinhamento com a prefeitura de Itajaí, no entanto, é extraoficial. Em abril, a Empresa de Planejamento e Logística do governo federal (EPL) deu início aos estudos de viabilidade para a privatização. O prazo é de 28 meses.

Na fila de espera

A reunião do Ministério da Infraestrutura definiu a qualificação de 11 novos ativos como prioridade no programa de desestatização, incluindo o Porto de Itajaí. No setor portuário, também foram qualificados para arrendamento terminais do Porto de Maceió, em Alagoas; do Porto de Mucuripe, em Fortaleza; do Complexo Portuário de Areia Branca, no Rio Grande do Norte; e dois terminais de combustíveis na área da Alemoa, no Porto de Santos. Esses processos devem ocorrer no segundo trimestre do ano que vem. 

Continua depois da publicidade

Entre as rodovias, foi aprovada a concessão da BR-135/316, no Maranhão. Também serão relicitados os aeroportos internacionais Aluízio Alves, no Rio Grande do Norte, e de Viracopos, em Campinas (SP).

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​