Pouco mais de dois meses após ter anunciado a intenção de distribuir absorventes para meninas carentes nas escolas públicas de Santa Catarina, o Governo do Estado enviou o projeto de lei que institui o programa à Assembleia Legislativa. A proposta deu entrada oficialmente nesta terça-feira (14).
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
A maneira como a proposta chegou ao Legislativo, em meio à interminável lista de projetos que o governo quer aprovar ainda em 2021, causou contrariedade entre deputados da base aliada. Como se trata de uma matéria de ação social e visibilidade, a Alesc tinha expectativa de tratar do assunto com alguma cerimônia. Entende-se que, a esta altura, o projeto já poderia ter sido aprovado. Agora, como o governo tem pressa, será mais um projeto no “bolo” de final de ano.
Passar o Réveillon em Balneário Camboriú pode custar tão caro quanto em Paris ou Nova York
A proposta prevê que a distribuição será direcionada às meninas cujas famílias estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal. Além de oferecer absorventes, a política de combate à pobreza menstrual também incluirá palestras educativas no ambiente escolar.
Continua depois da publicidade
O governo calcula que as despesas ficarão em torno de R$ 800 mil. O valor foi calculado para a compra inicial de 600 mil absorventes higiênicos. Durante as discussões internas, a estimativa foi que o programa atingiria cerca de 15% das meninas matriculadas na rede pública.
Pacotão com 32 rodovias de SC será concedido à iniciativa privada; veja quais
O foco do programa estadual é ajudar a combater a evasão escolar. O Relatório Situação da População Mundial 2021, do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), aponta que 4 milhões de meninas já passaram por privações de higiene por não terem acesso a absorventes nas escolas públicas brasileiras. Pelo menos uma, em cada quatro, já faltou às aulas por falta de acesso a absorventes durante o período menstrual.
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz