A presidente da Santur, Flavia Didomenico, levará ainda nesta segunda-feira ao governador Carlos Moisés (PSL) uma proposta de apoio do Governo do Estado à Volvo Ocean Race. Pela manhã, em reunião com o secretário de Turismo de Itajaí, Evandro Neiva, ela ressaltou que há interesse em apoiar o evento.

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Se confirmado o aval do governador, a parceria entre Estado e município deve resultar em uma nova proposta financeira, que será apresentada à organização da regata. O valor é mantido em sigilo. Itajaí concorre com Salvador (BA) e com São Sebastião (SP) para sediar a próxima edição da regata no Brasil.

Uma das questões a serem superadas, dentro do governo, é de onde retirar o recurso – e qual o valor a ser investido. Nas edições anteriores, a verba veio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (Sol), que será extinta com a reforma administrativa. O governo poderia aplicar recursos diretos, redirecioná-los à Santur, ou fazer os pagamentos via Secretaria da Fazenda, por exemplo.

São Paulo é maior concorrente

A maior ameaça para Itajaí é a cidade de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo. O município ofereceu quase 2 milhões de euros pela regata, 35% a mais do que Itajaí, e tem apoio do Governo do Estado para a realização. A cidade está construindo uma marina e tem planos de alavancar o turismo náutico – o mesmo movimento que a Volvo Ocean Race provocou em Itajaí.

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SC Stopover

Se a parceria do Governo de Santa Catarina se confirmar desta vez, a Santur quer contrapartidas na Volvo Ocean Race. Uma delas é trocar o Itajaí por Santa Catarina no “nome” da parada. De Itajaí Stopover, para SC Stopover. Seria algo inédito, já que todas as paradas da regata são conhecidas pelo nome da cidade onde elas ocorrem.